RSS

Gotas de Fernanda Young.



"... O amor deveria ser somente o início. Haveria um alarme interno que lembrasse: acabou. Antes de virar rotina. Antes do tédio, este tumor moderno."



"Tratar o outro como uma pilha de cristais finos. Pois o ser humano é um amontoado de traumas. E cada um desses traumas merece atenção e tato, quase tratamento especial. Daí se faz a intimidade máxima: um conhece os problemas emocionais do outro, muito mais do que as suas mães ou os seus analistas jamais conheceram. É, no fnal das contas, essa sabedoria que sustenta os alicerces de um casamento. Mas mantê-los é tão cansativo que, às vezes, os casais duvidam se aquilo vale a pena. Senão seria melhor viver sozinho, do que ter que estar atento a tudo o tempo todo. Estar ligado às variações de humor do outro, às faltas de interesse físico, ao desânimo com a própria higiene. Estar acompanhando é um trabalho árduo, disfarçado de aconchego."



"É preciso ter tristeza. Tristeza não é ruim. Quase todo mundo só quer escutar musiquinhas alegres, ir dançar em lugares barulhentos, ficar falando o tempo inteiro. Porque eles tem medo da tristeza. Mas não é a tristeza que mata."



"A mulher, socialmente educada a rejeitar qualquer natureza não ligada à procriação, apegou-se à monogamia. A sua necessidade e vontade é de eternizar, seja pelo ventre ou pelo casamento fiel. Ela carrega no corpo o sentido das religiões. Por isso as igrejas estão lotadas de fêmeas. As tagarelas de Deus."



"Assim,qualquer pessoa,no momento apropriado,poderá enlouquecer.Não há ninguém que escape desse perigo.É sobre isto esta história:sobre a loucura que iguala os homens.Os homens são desiguais.Sim.Eles são desiguais.As cores os torna diferentes.As raças.As religiões.O Ocidente e o Oriente.As línguas.Os sexos.Só a loucura os iguala.A loucura e o amor.O que dá no mesmo."



" Depois que amadureceu e que decidiu não mais se matar, foi-se embora inspiração. Deixava então de ser uma sofredora diletante para tornar-se uma adulta."



"O inesperado é um dos supostos contrários daquilo que se espera, poranto é sempre decepcionante. E como o que se espera é o ideal, e o ideal não existe, resta-nos a decepção como alternativa única; virando uma premissa básica para o ato de esperar. O que se espera, então, é a decepção, mesmo que seja ela exatamente aquilo que não desejamos..."


Só o apaixonado por você tem a sagacidade de notar em você o que ninguém notou, fazendo enfim o elogio que nenhum professor lhe fez, a gentileza que nenhum cavalheiro lhe fez, a gracinha que nenhum canalha lhe fez. A paixão alerta sua razão que, ora, você é amado, e amado tanto assim. Então sou o homem mais sortudo do mundo. Porque essa menina rara, de pele tão branca e sardenta, ama-me careca. Um sentimento desses, está claro, pode mudar todas as pedras de ligar. Por isso tem tanta gente que não ama, nem é amado. São os que não aguentam levantar a tampa que os protege do incerto, e mudar.Portanto, quem é que não ama, não se apaixona, não odeia? Os covardes? Com certeza. Os covardes, entretanto, sábios. Naquele conceito de sabedoria que mata você de velho. E morrer de velho, covenhamos, é a coisa mais humilhante do mundo."



" Sou cheia de manias. Tenho carências insolúveis. Sou teimosa. Hipocondríaca. Raivosa, quando sinto-me atacada. Não como cebola. Só ando no banco da frente dos carros. Mas não imponho a minha pessoa a ninguém. Não imploro afeto. Não sou indiscreta nas minhas relações. Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos. Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado. Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado. Acho sim, que, às vezes, dou trabalho. Mas é como ter um Rolls Royce: se você não quiser ter que pagar o preço da manutenção, mude para um Passat. "



Tem vontade de subir em cima daquele corpo e dizer " ei, devolve. Devolve o amor que tinha aqui. Que preenchia essas lacunas no meu peito, deixando tudo menos frouxo em mim. Devolve a liga, o ponto que faz do bolo um bolo, o nó da lã de tricô. Me salva.



"E,se hoje,isso ainda me causa alguma tristeza,tudo bem.Não se expurga um câncer sem matar células inocentes."



"Mulheres são assim depressivas. Pois transformam simples vontades em necessidades vitais e, diante de uma transitória impossibilidade, distorcem as sensações até torná-las insuportáveis. Uma espécie de TPM zodiacal, algo meio físico, meio metafísico, energético, quem sabe, bioquímico, com certeza, que lhes ataca as idéias, enlouquecendo-as. E, por uns segundos, ela pensa em se jogar na frente de uma Kombi que está vindo."



"Não se soma à alma aquilo que não é capaz de entrar dentro dela. E alma só se preenche com silêncio, algum poema, um conselho que, de bom, foi esquecido, beijo de mãe quando se dorme, uma reza sincera ao anjo da guarda, um amor que é eterno e raro de se achar. E outras centenas de coisas que todos podem ter, se não estiverem com muita pressa. Uma alma pode estar vazia ou cheia de inutilidades. Mas ela existe".



...É, quando se é jovem, o tempo que se perde não faz tanta falta. Você passava e eu nem ligava. Agora, corro atrás de cada instante que, um dia, joguei fora sem dar a devida atenção.



" Eu? Eu não sou apenas boa. Sou uma pessoa muito bonita, generosa e linda - e quem agüentar, agüentou. Como prêmio terá o meu amor.Saberá da minha verdade.Dará boas gargalhadas, mas terá que suportar uma boa dose daquilo que sinto.Pois, apesar de tudo ser diversão, nada é simples.Nada é pouco quando o mundo é o meu."



"Chega. Chega de se comportar assim. Como se estivesse lutando pelo posto de rainha da bateria. De Miss Maravilha do Mundo. Basta de ataques, dessa competitividade suburbana eu sou a melhor, eu sou a mais alta, eu sou a mais gostosa do pedaço. Ninguém tá ligando a mínima se você corre 10 quilômetros ou se aplicou Botox nessa sua testa sem expressão. Ou se você é assim porque ainda não passa de uma menininha que quer ser mais perfeita do que a mãe, conquistar o amor do pai e ser a primeira da classe...""Acredite: idiotice só te faz charmosa para os cafajestes. Se continuar assim, nunca vai aparecer aquele cara bacana que você gostaria que aparecesse; para lutar por você, até te conquistar, e destruir essa tua linda silhueta com uma gestação de 15 quilos.É triste, amiga Mulherzinha, mas você terá que abrir mão da máscara de rímel que cobre a sua verdade."



" Não suporta ser acalmada, especialmente quando está acreditando no pior; ela quer que lhe confirmem o pior. Porque, assim, poderia cruzar os braços e sorrir um sorriso de ‘não disse?’; é, ela não bate muito bem da cabeça. Não, nada de grave. Apenas é mulher. E isso é tudo. "


"... as sensações. Pois só elas, somente elas são. São. Naquele momento para sempre, ou pseudosempre.""E como o que se espera é o ideal, e o ideal não existe, resta-nos a decepção como alternativa única; virando premissa básica para o ato de esperar. O que se pede, então, é a decepção, mesmo que seja ela exatamente o que não desejamos."



Nunca imaginei querer assimestar detida entre uns braçosSou irascível e malcriadaagressiva e inconstantemandona, geniosa e irritável,entretanto os seus olhos de cientista domam essa maluca. Choro de dor...Quantas impossibilidades!Deito jurando negar-me você,mas quando vejo-o na portaprestes a entrar em mimpermito-lhe tudo. Pela frente,pelas costas, sou toda sua.Por sempre tão breve tempo.Vai ser embora contigoa minha moral, o meu gêniosensatez e toda beleza.Fico sozinha, bem maisMulher. Então agradeço.



2 comentários:

Gabriel Cadete disse...

ótimas!

Fernando Lago disse...

Gosto do humor da young... Mas ainda não a acompanho muito frequentemente!

Parabens! Òtimo blog!